Linha Fão e Rincão dos Caixões – Uma história de quilombos no Rio Grande do Sul
A obra, de Maria Do Carmo Moreira Aguilar, aborda os seguintes temas:
Temas:
. Quilombos Linha Fão e Rincão dos Caixões: a formação de um território negro no Planalto/RS
. A escravidão no diálogo entre história e memória
. Análise da demografia: e a, nem sempre cativa, população parda e preta (1872 – 1890)
. Nascer nos quilombos Linha Fão e Rincão dos Caixões
. Terras de trabalho e terras de negócio: mudanças na região pesquisada, parte I.
. A produção de banha e o cultivo de trigo: a expansão agrícola local
. Ele era o velho mais desgraçado pra tomar as terras dos pobres: a expropriações territoriais na linha Fão
. Andar vagando no mundo: itinerância, família e relações de trabalho (1940-1960)
. Terras de trabalho e terras de negócio: mudanças na região pesquisada, parte II
. Andar aqui e ali para buscar melhora: a família em movimento
. Alvenaria, beira-chão e meia-água: as moradias em itinerância
. Lá é a terra natal, dos antigos é preciso visitar: o retorno ao território
. Uma enxada e muitas lembranças: trabalho e itinerância
. Parceiros, agregados e peões: a essência dos tratos e contratos em itinerância
. Queriam fazer a gente de escravo: os conflitos e quebras dos tratos verbais
. Debates e propostas de reordenação do mercado de trabalho entre 1870-1880
. Relações de trabalho estabelecidas entre libertandos e senhores e entre libertos e empregadores
. As ocupações profissionais dos libertos de Cruz Alta
. As dificuldades de regulamentação das relações de trabalho sem Código Civil
. Propostas e projetos de controle da mão de obra livre e liberta
. As experiências de trabalho e embates para conquistar direitos entre 1880 e 1888
. Tentativas de controle da mão de obra liberta no Rio Grande do Sul
. Conflitos agrários e as possibilidades de trabalho autônomo
. A cor nos locais de trabalho
. Tratos e contratos verbais: negociações e conflitos
. A abolição e as décadas seguintes – 1888 a 1950
. A noção de raça: algumas considerações
. O finado meu avô também era bem preto, os que eram preto é que sofriam: hierarquias raciais no pós-abolição.
. Os morenos não podiam entrar nos bailes, daí faziam os divertimentos deles: a cor nas festas
. Um, entre muitos discursos sobre a imigração entre 1890 e 1900
. Preparando a casa para os imigrantes
. E chegam os imigrantes
. A precarização da mão de obra nacional livre e liberta
. Provendo a subsistência de forma autônoma
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