O ensino de inglês nos dias atuais: experiências práticas de sala de aula
Atualmente, o ensino de língua inglesa na escola básica esbarra em diferentes entraves. Um dos principais é a dificuldade em construir projetos de ensino que, ao mesmo tempo, possibilitem trazer elementos da realidade do aluno para a sala de aula, juntamente ao trabalho com as habilidades linguísticas e os tópicos gramaticais. Para dar conta deste desafio, foi desenvolvido um projeto de pesquisa que investigou o papel das atividades de prática de ensino no curso de licenciatura, visto que a maioria dos alunos ingressa no curso sem nenhuma experiência docente prévia.
Partindo desse panorama, este livro apresenta propostas didáticas realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês em disciplinas de caráter essencialmente prático que propõem o design de projetos didáticos para o ensino de inglês em nível de Ensino Fundamental e Médio. Esses projetos foram posteriormente executados em momentos de micropráticas de ensino e de estágio supervisionado e obtiveram excelentes resultados.
Nosso objetivo é que tanto futuros docentes de língua inglesa quanto professores já em atuação possam se inspirar nas propostas aqui apresentadas para que construam seus próprios projetos, buscando apontar novos caminhos para o ensino de língua estrangeira na escola básica.
Descrição
Atualmente, o ensino de língua inglesa na escola básica esbarra em diferentes entraves. Um dos principais é a dificuldade em construir projetos de ensino que, ao mesmo tempo, possibilitem trazer elementos da realidade do aluno para a sala de aula, juntamente ao trabalho com as habilidades linguísticas e os tópicos gramaticais. Para dar conta deste desafio, foi desenvolvido um projeto de pesquisa que investigou o papel das atividades de prática de ensino no curso de licenciatura, visto que a maioria dos alunos ingressa no curso sem nenhuma experiência docente prévia.
Partindo desse panorama, este livro apresenta propostas didáticas realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês em disciplinas de caráter essencialmente prático que propõem o design de projetos didáticos para o ensino de inglês em nível de Ensino Fundamental e Médio. Esses projetos foram posteriormente executados em momentos de micropráticas de ensino e de estágio supervisionado e obtiveram excelentes resultados.
Nosso objetivo é que tanto futuros docentes de língua inglesa quanto professores já em atuação possam se inspirar nas propostas aqui apresentadas para que construam seus próprios projetos, buscando apontar novos caminhos para o ensino de língua estrangeira na escola básica.
Você precisa fazer logged in para enviar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.