Filmes nacionais no Instituto Federal

Categoria: Tags: , , , Autor:   Dudlei Floriano de Oliveira, https://pragmatha.com.br/dudlei-floriano-de-oliveira-2/,

Esta obra surge com a intenção de cumprir uma demanda, prevista na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos diferentes campi do Instituto Federal. De acordo com a lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014, “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.” (BRASIL, 2014). Ressalta-se também a importância de oportunizar aos alunos o contato com diferentes produções audiovisuais, uma vez que “o consumo de filmes (…) faz parte da formação cultural de cada indivíduo” (DUARTE, 2002, p. 2)

Em reuniões e conversas com professores de diferentes áreas, cursos e disciplinas, percebe-se que, apesar da previsão legal do uso de filmes nacionais como componente curricular, são raras as ocasiões em que este recurso é utilizado e, quando usado, costuma ser de forma ocasional, dificilmente cumprindo a determinação de exibição mensal.

Mais do que isso, também é perceptível uma dificuldade, para os educadores, de conseguirem pensar em obras audiovisuais brasileiras que possam ser usadas em contextos educacionais a partir de seu potencial pedagógico, e não apenas pelo fato de serem obras nacionais.

Desta forma, esse material foi pensado para suprir essa lacuna. Ao longo das próximas páginas, há uma seleção cuidadosa de obras audiovisuais brasileiras que foram pensadas para uso no contexto educacional do Instituto Federal. Os filmes foram selecionados com base em seu apelo com o público estudantil, seu potencial pedagógico e capacidade de gerar debates e atividades educacionais.

 

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Esta obra surge com a intenção de cumprir uma demanda, prevista na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos diferentes campi do Instituto Federal. De acordo com a lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014, “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.” (BRASIL, 2014). Ressalta-se também a importância de oportunizar aos alunos o contato com diferentes produções audiovisuais, uma vez que “o consumo de filmes (…) faz parte da formação cultural de cada indivíduo” (DUARTE, 2002, p. 2)

Em reuniões e conversas com professores de diferentes áreas, cursos e disciplinas, percebe-se que, apesar da previsão legal do uso de filmes nacionais como componente curricular, são raras as ocasiões em que este recurso é utilizado e, quando usado, costuma ser de forma ocasional, dificilmente cumprindo a determinação de exibição mensal.

Mais do que isso, também é perceptível uma dificuldade, para os educadores, de conseguirem pensar em obras audiovisuais brasileiras que possam ser usadas em contextos educacionais a partir de seu potencial pedagógico, e não apenas pelo fato de serem obras nacionais.

Desta forma, esse material foi pensado para suprir essa lacuna. Ao longo das próximas páginas, há uma seleção cuidadosa de obras audiovisuais brasileiras que foram pensadas para uso no contexto educacional do Instituto Federal. Os filmes foram selecionados com base em seu apelo com o público estudantil, seu potencial pedagógico e capacidade de gerar debates e atividades educacionais.

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