O projeto “Minha jornada do Herói”, desenvolvido pela Pragmatha Editora, está sendo aplicado no município de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, em parceria com o CEL – Centro de Escritores Lourencianos. A coordenação local das atividades é da presidente da entidade, Cleia Dröse. Segundo ela, o CEL sempre priorizou a realização de oficinas com alunos de escolas públicas com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Com a situação de distanciamento social, decidimos propor a alguns professores parceiros a realização de um projeto que criasse um espaço virtual onde os alunos tivessem contato com técnicas de criação literária para aperfeiçoar sua escrita. “Para complementar nossa alegria, a Editora Pragmatha somou-se a nós, nos dando suporte com a “capacitação para a jornada do herói para estudantes”. Segundo Cleia, foi a cereja que faltava no bolo de aniversário de 25 anos do CEL: “incluir jovens estudantes e contarmos com o apoio e a experiência da Sandra Veroneze.”
Magno é um dos professores que estão aplicando a oficina da Pragmatha. Segundo ele, a jornada do herói é uma metodologia muito interessante para desenvolver o lado literário dos alunos. “Os alunos têm se motivado para valer na sua escrita, inclusive ficam ansiosos para o próximo passo”, comemora. Na sua opinião, essa iniciativa, idealizada pela presidência do CEL é espetacular, pois motiva os professores de Língua Portuguesa, que, como consequência, instigam os alunos para a escrita literária. “Quem sabe não teremos grandes escritores num futuro próximo? Motivados e criativos eles são! Estou muito orgulhoso de fazer parte deste projeto, da Editora Pragmatha e do CEL!”, afirma.
A professora Patrícia Oswald Peglow também está implantando o projeto com seus alunos. “Sinto-me lisonjeada em poder levar o Projeto Jornada do herói à nossa escola, pois constitui ferramenta importante para o aprimoramento da leitura e escrita dos estudantes, ajudando a divulgar a literatura em São Lourenço do Sul”, afirma. Nestes tempos de incertezas e de pandemia, na sua opinião, estamos vivendo uma distopia, já percebida no cinema, e também, ganhando cada vez mais espaço nas páginas dos livros. “Sendo assim, o grande desafio é motivar e fazer com que os estudantes voltem a sonhar, para retomarem a conexão com o outro e com o mundo, através da escrita”, acredita. Participar do Projeto, na sua opinião, possibilita esse engajamento, mexe com a emoção, inspira e devolve a esperança. “Percebo essa liberdade criativa na escrita de meus alunos, lendo os primeiros passos da Jornada que, aos poucos, estão delineando.” Patrícia afirma que para a escrita criativa é importante haver um método estruturado, seguindo uma ordem lógica de narrativa, em que a descrição e a sequência de ações e acontecimentos dão destaque ao herói ou heroína. Um padrão que contribuiu para o sucesso de muitos livros famosos, como Harry Potter, e continuará inspirando escritores das novas gerações”, conclui.
Para a professora Adriane Cony, a importância desse projeto é gigantesca porque desenvolve a criação escrita e o desenvolvimento da criatividade se dá através da escrita e da imaginação. “Os alunos adoram criar situações, personagens, tempos e espaços. Eles vivenciam a vida imaginada e construída que só a literatura pode proporcionar. Juntos, ao lerem suas produções eles trocam visões de mundo e vivenciam novas experiências, intercambiando olhares e vivências.” O projeto, segundo Adriane, traz uma estrutura, em que cada passo dado é uma continuidade do outro, construindo aos poucos uma unidade. “Os elementos e momentos da narrativa se entrelaçam aos poucos formatando um conto fantástico”, afirma.
Professores, escolas e instituições de terceiro setor interessadas em ingressar no projeto Minha Jornada do Herói, da Pragmatha, podem entrar em contato com a diretora Sandra Veroneze pelo email Sandra.veroneze@pragmatha.com.br.
O método é descrito em um ebook, que pode ser adquirido no link https://pragmatha.com.br/produto/jornada-do-heroi-para-escritores/