Veja o que estão falando sobre a Jornada Arquétipos, da Pragmatha Editora

A Pragmatha Editora iniciou neste ano a Jornada Arquétipos, que tem por objetivo incentivar a escrita criativa. Como fundamento inspiracional são utilizados alguns dos arquétipos propostos pelo psicanalista Carl Jung, que auxiliam na criação e composição de personagens de forma a garantir verossimilhança. Confira abaixo o depoimento dos participantes da turma “Contadores”, que já está na segunda etapa do projeto.

Cleia Dröse: “A Jornada Arquétipos está sendo um desafio para mim como escritora. Ao tentar aplicar os conceitos dos arquétipos em minha narrativa ficcional, me dou conta do quanto as questões subjetivas do personagem podem enriquecer o texto. Como o personagem entende o mundo, seu sistema de crenças e valores, sua maneira de se relacionar estão contribuindo para que meu texto seja mais denso, mais intenso. Uma experiência inigualável para quem deseja evoluir na escrita literária.”

Carlos Hahn: “Há cerca de um mês, tive a honra de ser convidado pela Sandra Veroneze, da Pragmatha Editora, para participar de uma oficina para a escrita de contos, chamada de Jornada Arquétipos. Quando recebi o convite até achei que era algo sobre psicologia, sobre os arquétipos de Jung. Mas não, grata surpresa, a oficina é sobre os arquétipos dos personagens desses contos. Está sendo um grande aprendizado. Além disso, pelo método de audiências via internet (meet), eu posso interagir com outros escritores, numa troca de experiências enriquecedora. Obrigado, Sandra.”

Elza Melo: “Antes de iniciar a Jornada Arquétipos, realizada pela editora Sandra Veroneze, confesso que não conhecia nada a respeito. Havia expectativa para saber como seria. Fico ansiosa a cada narrativa e a cada encontro quinzenal é maior a facilidade para desenvolvê-la. Quanto à metodologia, estou feliz com minha evolução, conhecimentos e desafios a partir de cada  arquétipo trazido para o texto.”  

Giovana Schneider: “Está sendo uma experiência ímpar, posso dizer. Está ampliando a minha visão. Trata-se de um aprendizado que está agregando vários fatores e isso é muito importante para nós, que gostamos de desafios ao escrever e precisamos nos qualificar. Está sendo uma ótima oportunidade para ir destrinchando uma história, ou lapidando um personagem. A Sandra é muito boa no seu método de ensino. Ela passa de uma forma fácil de entendimento, que nos chama a pensar, refletir e cuidar da nossa escrita. Então, estar fazendo parte desta oficina da Editora Pragmatha é de grande valia, com certeza.”

Em breve será aberta uma terceira turma do projeto. Interessados em participar podem solicitar informações pelo e-mail sandra.veroneze@pragmatha.com.br