“O segredo de Luiza” é o livro de estreia do escritor José Francisco Toledo Theodoro, com publicação pela Pragmatha Editora. Nesta entrevista, ele fala sobre o processo de inspiração e sobre a jornada, enquanto escritor, da ideia à narrativa final. Confira:
Como surgiu a ideia do livro?
Escrever um livro era um antigo sonho meu. Certo dia, em meados de dezembro de 2021, ao me cobrar sobre o formato e conteúdo dessa escrita, recebi a inspiração do nome deste livro, “O Segredo de Luiza”. Já nos dias seguintes, busquei em minha mente a melhor resposta para esta pergunta. E a encontrei.
Como foi seu processo de escrita?
O projeto ficou aguardando passar o tumulto das festas de fim de ano. Ao iniciar a obra, no ano seguinte, comecei traçando o cenário da história e os personagens, que foram surgindo como que por encanto. Aos poucos, e com o passar dos dias de escrita, as histórias dentro da história principal foram surgindo, como na vida real. Muitas de minhas inspirações para criar fatos e eventos ocorreram quando eu estava em outras atividades, sem estar escrevendo. Às vezes saía correndo de dentro do banheiro para anotar uma ideia. E aconteceu também de entrar correndo em casa, vindo da rua, pelo mesmo motivo. Uma coisa curiosa é que não escrevi o livro na ordem que ele está. Optei por escrever primeiramente as partes II e III. O início do livro foi escrito depois.
Quais foram seus maiores desafios nesta jornada?
O começo da obra é o maior desafio para mim, tanto pela criação inicial, como pela disposição em começar a escrever. O fim também é muito complicado, pois o escritor tem que desatar os nós feitos de maneira relativamente lógica e verdadeira, sem deixar fios soltos.
O que já podemos antecipar para o leitor sobre o livro?
Este livro foi escrito com muito amor e dedicação. Não existe nesta obra apenas uma história ficcional, mas conteúdo com base em muitas coisas, lugares e sentimentos reais. No cenário usado, o Estado do Espírito Santo, passa-se uma linda história de amor, paixão e vontade de ser feliz. Isso tudo considerando a família, a religião, as crenças e os valores; tudo ocorrido entre os anos 1960-1990, naturalmente com os valores da época.
A obra pretende deixar alguma mensagem?
Sim. Ao ler o livro, o leitor encontrará muitas reflexões sobre a vida, ética, valores morais, culturais e muitos outros. Em todo o tempo as coisas são questionadas, e em muitos momentos a resposta fica a cargo do próprio leitor.