
O escritor Darci Cunha, membro da Academia de Letras e Artes de Arroio Grande, prefaciou a obra “Um sonho no castelo”, de Maria Sirlei Mendes, publicado pela Pragmatha. Confira:
Sempre que recebo a incumbência de participar da obra de outro escritor, parto do princípio de que os textos me conduzirão na dissertação e isso é muito prazeroso.
Aqui, em “Um Sonho no Castelo” a autora Maria Sirlei nos traz novas provocações e desafios, pois sua obra é rica em subterfúgios e isso aumenta a responsabilidade para que esta participação se apresente um pouco mais do que relatos do que vem escrito.
Neste livro o leitor se depara, no início, com uma sequência de recortes poéticos valorizados por inúmeras metáforas, classificados pela autora como “frases” que exploram com delicadeza e ousadia temas das relações cotidianas, sempre muito sucintos, sem deixar de conter em sua estrutura uma mensagem completa como em Tudo! Se tem um propósito para durar, não deve ser construído às pressas…
Assim Maria Sirlei, ou Marsi, como é conhecida no meio literário, vai nos prendendo à leitura desta obra repleta de encantamentos.
Quando na segunda parte os textos se apresentam mais longos e mais identificados com a estrutura do poema, Marsi esbanja romantismo, levando o leitor a fazer reflexões da vida em momentos de ternura, paixão e amor, e nesta fase da obra eu destaco Doce veneno. Esse rosto lindo/ carrega meiguice!/ Mas, esconde um doce veneno. Com seus enigmas que trazem em seu bojo o desejo de serem decifrados pelo leitor em seu momento de leitura e apreço à obra.
Também chama a atenção na obra o valor do abraço, destacado pela autora, deixando nas entrelinhas o seu reconhecimento do que um abraço pode construir, ou desconstruir, na essência do outro e isso verifica-se no poema Abraço A grandeza de um Ser, / Não está em saber usar a força, / Mas em saber como conquistar corações.
Tive a honra de ser convidado a participar com esta singela manifestação em “Um Sonho no Castelo” que chega às mãos dos leitores com a suavidade que se faz presente na personalidade da autora que através das suas palavras nos traz harmonia, serenidade e paz.
Obrigado, Marsi, pela honra do convite!
Aos leitores. Um ótimo sonho no castelo!
Darci Cunha
Membro da Academia de Letras e Artes de Arroio Grande
31/10/25