Por Rodrigo Seefeldt
No mês de julho foi lançando, em São Lourenço do Sul, o livro “Registros históricos do Roteiro de turismo rural Caminho Pomerano”, pela Pragmatha Editora. O evento aconteceu no dia 25, momento que marcou as comemorações dos 200 anos da chegada dos imigrantes alemães no Brasil.
A obra literária busca resgatar os principais aspectos da fundação da associação Caminho dos Pomeranos, responsável pela organização do roteiro Caminho Pomerano.
Inicialmente, o organizador, Rodrigo Seefeldt, aborda sua trajetória profissional com a estruturação do roteiro na zona rural de São Lourenço do Sul. Após, o pesquisador e escritor Jairo Scholl Costa apresentam um resgate histórico sobre os pomeranos e o processo de construção de uma nova vida nas terras serranas da Colônia de São Lourenço.
O livro traz as considerações dos ex-presidentes que estiveram à frente da associação Caminho dos Pomeranos até os dias atuais, abordando seus desafios e conquistas nas áreas do turismo rural e cultural.
Os coautores convidados formam uma pluralidade de pensamentos, com a participação de agricultores, artesãos, escritores, estudantes, integrantes da associação, professores, consultores, gestores e pessoas que estiveram na fundação do projeto Caminho Pomerano.
Os artigos abordam assuntos sobre a consolidação e a importância do roteiro Caminho Pomerano como: A atuação da Agência Maria Faceira no desenvolvimento do Caminho Pomerano; Memórias Und Andenken; O resgate histórico e cultural através da Cuca Pomerana; Explorando o caminho Pomerano: Uma viagem de campo transformadora; Gratidão aos ancestrais; Caminho Pomerano: um tesouro cultural de São Lourenço do Sul; Breve Relato de Experiência Acadêmica com os Pomeranos da Serra dos Tapes/RS; Museu Cultural Picada Pomerana – Casa Hartmeister; O Caminho Pomerano…; Viva o Caminho Pomerano!; A maioridade de uma história secular e singular; Experiências e vivências de uma mulher pomerana; O Impacto das Consultorias de Turismo do Sebrae no Caminho Pomerano em São Lourenço do Sul; Agência de Turismo Doce Lagoa no Caminho Pomerano; O desenho inicial do roteiro Caminho Pomerano; O Caminho Pomerano e o desenvolvimento local e regional e as considerações especiais.
Como organizador, busquei por meio desse livro eternizar a história do importante trabalho realizado por meio de mulheres e homens que contribuem na preservação da história e cultura pomerana em São Lourenço do Sul, que se constitui num patrimônio histórico e cultural imaterial, não somente do povo pomerano, mas do próprio Brasil. Para isso foram convidadas diversas pessoas que de alguma forma colaboraram com o fortalecimento das atividades do Caminho Pomerano e com o trabalho do organizador deste livro. Com certeza, existem outras inúmeras pessoas que podem contribuir, mas esse é apenas o início de um registro importante para a preservação da história de nosso povo.
Atualmente, os visitantes podem conhecer os atrativos do roteiro de turismo rural Caminho Pomerano através da agência receptiva de turismo, que possui papel fundamental no sentido de divulgar o produto turístico na formatação, comercialização de pacotes e condução de turistas e visitantes até as propriedades integrantes do roteiro de turismo rural, assim gerando renda e emprego, seja através das visitações, como também da comercialização de produtos das agroindústrias e artesanatos.
Venha conhecer o Caminho Pomerano!
(*) Condutor Local do Caminho Pomerano, Bacharel em Desenvolvimento Rural, Fundador do Ruralidades e escritor integrante do CEL – Centro de Escritores Lourencianos