A socióloga e mestra em administração pública Irina Frare Cezar está ultimando os preparativos para publicação de seu primeiro livro, pela Pragmatha Editora. “Política é para Todas” elenca 30 lições que a autora aprendeu ao longo de sua jornada acadêmica e profissional, acerca dos desafios do protagonismo feminino vividos e observados nos bastidores e espaços de decisão política e de gestão pública.
Irina acredita que a participação de mulheres na política é o grande desafio do século XXI. “Há nações mais adiantadas nesse tema, mas nenhuma conseguiu alcançar a igualdade plena no momento em que escrevo este livro”, afirma.
Ela cita o caso do Brasil, um dos piores países no ranking. “Apesar de a média de participação global de mulheres na política ser de 25%, a média brasileira de participação política na Câmara Federal foi de 10% desde a implantação do sistema de cotas em 1997. Nas eleições de 2018, conseguimos alcançar uma média de 15% de eleitas na Câmara dos Deputados. Nas eleições mais recentes, de 2022, chegamos aos míseros 17,7%”, afirma.
No livro, a autora derruba alguns mitos, como por exemplo o de que a mulher não se interessa por política. Também atenta para particularidades do cotidiano nos espaços de poder, como assédio, tentativa de silenciamento das mulheres e estigmas. Por outro lado, reforça a importância da presença e empoderamento feminino nos espaços de construção de políticas públicas e cita cases de sucesso.
Mais detalhes serão divulgados em breve.
Sobre a autora – Irina foi fundadora do grupo de mulheres da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), além de ter participado ativamente da construção de projetos de lei e políticas públicas para mulheres na Câmara Municipal de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo. Também gerenciou parcerias com organizações do terceiro setor focadas na temática de gênero em sua passagem pela multinacional de tecnologia Uber. Atualmente, se dedica a ajudar empresas na promoção da igualdade de gênero em suas organizações através de sua consultoria; a “Repara Nela”.