Um livro para falar sobre formação de professores, cultura de paz, narrativas autobiográficas, diários autorreflexivos…

O dia 18 de maio será marcado pelo lançamento da obra “Narrativas de Experiências em Educação para a Paz: um percurso formativo sob a ótica dos(as) educadore(as)”, do professor-pesquisador Samuel de Jesus Pereira. O evento acontecerá no Centro Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP), com mesa-redonda e sessão de autógrafos.

O  livro, com publicação pela Pragmatha Editora e o Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela, é fruto de um incansável sonho do autor, que se realizou com a pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores – FOMEP, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a partir do curso ministrado no 17º Encontro USP-Escola, que vem sendo organizado com o apoio da Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos (APEP).

A apresentação do livro é assinada por Nei Alberto Salles Filho, docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, e coordenador do Núcleo de Educação para a Paz – NEP/UEPG. O texto reitera que falar sobre escola e educação é sempre necessário.

Falar sobre uma escola e uma educação que sejam transformadoras é igualmente relevante. Mas, muito além de falar, é fundamental ouvir. É absolutamente necessário ouvir as pessoas das escolas e da educação para abrir o caminho para narrativas sobre sentimentos, perspectivas, angústias e possibilidades que instituições educativas tem, efetivamente, de fazer a diferença na vida das alunas e alunos. […] O caminho percorrido na busca pelas narrativas ou, o reverberar da Educação para a Paz entre as educadoras e educadores, não poderia ter sido tão certeiro, ao encontrar as vozes a partir dos Círculos de Construção de Paz como metodologia inovadora e adequada ao tema. Os círculos são espaços de aproximação coletiva, de respeito a cada pessoa, de acolhimento das diversas perspectivas e, especialmente, da troca de olhares, da escuta atenta e de palavras inspiradoras!!!.[…] Assim, “Narrativas de experiências em educação para paz: um percurso formativo sob a ótica dos(as) educadores(as)” é um texto acadêmico (sim), permeado por esperança, amorosidade, sonhos e que, ao mesmo tempo, oferece sugestões concretas para a educação brasileira da terceira década do século XXI, onde as múltiplas formas de violência atravessam as escolas e afetam todos que por ela circulam.

Alguns dos temas abordados são: formação de professores, Educação para Paz, cultura de paz, narrativas autobiográficas, Processos Circulares e diários autorreflexivos.

A professora Laurizete Ferragut Passos, docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que assina o posfácio.

 A construção da paz como meta do processo educativo deveria se constituir no pilar central de um sistema educacional crítico e democrático. Ao assumir o registro e análise de uma experiência concreta que luta por essa versão do sistema educacional, o professor e pesquisador mostra a necessária posição de cada educador em relação a si mesmo, ao outro e à sociedade, especialmente em relação aos tempos sombrios vividos pela sociedade brasileira e marcados, nos últimos anos, pela exacerbação da violência, de atitudes racistas, de comportamentos individualistas e homofóbicos. Se esses tempos sombrios não podem ser esquecidos pois trouxeram efeitos perversos nas relações pessoais, uma coisa é certa: o renascer desses tempos pede ações pedagógicas que tenham como pilar central o reconhecimento do outro, a não-violência e a construção de um caminho de paz e justiça social. O livro de Samuel é um convite aos professores, formadores, pesquisadores e a todas as pessoas que se dispõem a se abrir para o inesperado e se propõem a nutrir os saberes escolares com os sabores, temores e lutas da vida cotidiana.

O livro está organizado em cinco capítulos. No primeiro capítulo apresenta a narrativa de vida do autor, uma breve introdução do tema, além do objetivo geral e dos objetivos específicos elencados para responder à questão central do estudo. No segundo capítulo o autor discorre sobre os estudos correlatos e a fundamentação teórica da pesquisa, destacando a formação de professores/as, a Cultura de Paz e a Educação para a Paz.

Na sequência, o terceiro capítulo apresenta o percurso metodológico, sujeitos e contextos da pesquisa, em seguida no quarto capítulo faz uma análise sobre o itinerário formativo do referido curso no Encontro USP-Escola de 2019, tecendo apontamentos sobre os processos circulares, narrativa, o diário autorreflexivo e a escuta, enquanto elementos importantes no processo formativo.

No quinto capítulo, pautado nos pressupostos da Pesquisa Narrativa, apresenta as reverberações das aprendizagens a partir das narrativas dos sujeitos pesquisados, completando-se com as considerações finais, pautada nos objetivos do estudo tendo como desdobramento a versão atualizada e revista do programa de formação do referido curso a partir das análises encontradas e das reflexões empreendidas.

O autor ressalta que “enquanto criadores/as de sentidos somos capazes de transformar a realidade, mudar o curso da história, romper fronteiras e barreiras, superar as situações-limite contudo, é preciso e urgente que nesse sonho coletivo busquemos a transformação desse mundo e a nossa (auto)transformação, construamos o inédito-viável para continuar recebendo nossas crianças e cuidando delas para que se tornem adultos saudáveis, sujeitos conscientes de sua importância na sociedade.”

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