O Clube do Livro da Pragmatha Editora iniciou suas atividades na noite de 18 de janeiro, pelo Google Meet, com o diferencial de conectar leitores e autores. A experiência tem por objetivo explorar a subjetividade da leitura e as amplas possibilidades de interpretação de cada obra, abrindo espaço para o debate, discussão e construção compartilhada.
O encontro de abertura contou com a presença do autor Jairo School Costa, que publicou pela Pragmatha as obras O pescador de arenques e A noiva de preto. O foco do encontro foi O Pescador de arenques, que explora a saga pomerana na imigração da Europa para o sul do Brasil, em busca de melhores condições de vida. Com a presença de leitores, o debate abordou temas como fundo histórico x enredo, diferenças da leitura e releitura de uma obra, as raízes e impactos da imigração, a responsabilidade e valor dos romances históricos, a força do personagem principal enquanto símbolo de todo um povo, a escravidão no Rio Grande do Sul, entre outros temas.
Segundo Sandra Veroneze, diretora da Pragmatha, trata-se de um espaço qualificado para aprofundamento dos temas abordados. “Talvez a maior beleza dos livros resida justamente nesta multiplicidade de papeis. Um livro pode entreter, qualificar um tempo vago na vida do leitor, pode informar, pode trazer conhecimento e também conectar pessoas”, afirma.