“Um embate de ideias, de inteligências entre dois poetas”

“A trova de aporfia é uma manifestação folclórica do Rio Grande do Sul, que veio com a colonização portuguesa. Primeiramente, as trovas eram em quadras, quando dois improvisadores cantavam em desafio, acompanhados por duas violas.”

Quem explica é o pesquisador Israel Lopes, autor de “A prova de aporfia no Rio Grande do Sul – Do som da viola ao Mi Maior da Gaita no Rádio e Fora do Rádio”, lançado pela Pragmatha Editora. A obra apresenta ampla pesquisa sobre as origens da trova no Rio Grande do Sul, seu apogeu, com destaque no rádio e na televisão, e os grandes nomes até a atualidade.

Interessado desde jovem pelos versos de improviso, Israel classifica a trova como um grande embate de ideias e de inteligências entre dois poetas.

Em seu livro, o autor faz um resgate completo da história dos versos de improviso no Rio Grande do Sul, desde suas manifestações iniciais até a conquista de grandes públicos em todo o país, por meio dos veículos de comunicação. Em um capítulo especial, o autor desfila centenas de nomes que contribuíram para este segmento cultural no Rio Grande do Sul, com destaque para Gildo de Freitas e Teixeirinha.

Para saber mais, adquira a obra diretamente com o autor, pelo WhatsApp 55 99988-0074.