Três locais marcantes do romance “O Dodecaedro”, de Cleia Dröse, publicado pela Pragmatha

Em “O Dodecaedro”, romance mais recente da escritora Cleia Dröse, o personagem Andro é a personificação daquele aventureiro e desbravador que, em alguma medida, habita cada um de nós. Ele é curioso e nos conecta diretamente com a criança que um dia fomos e que, nas noites quentes de verão, deitava as costas na grama em frente de casa e ficava procurando as “Três Marias” lá no alto.

Mas, ao mesmo tempo que olha para o céu, o cientista Andro também desbrava diversos locais e conduz o leitor a um passeio de múltiplas paisagens. Pedimos para a autora citar três locais marcantes da narrativa, pelo seu simbolismo e importância.

Confira:

O primeiro deles é a pampa gaúcha, com suas coxilhas, açudes e capões de mata nativa. Constitui-se em um peculiar bioma brasileiro que não é muito divulgado. É o cenário real do início da história em que paisagem e clima são retratados. Os costumes e o modo de falar do povo aparecem em especial nas conversas entre os personagens. Uma forma de homenagear minha terra natal.

O segundo é o deserto de Atacama, onde praticamente nunca chove. Só quem o visita pode ter uma mínima ideia do que é viver em um lugar assim. Muros e paredes feitas de torrões (como dizemos aqui no sul), não sofrem erosão, porque não chove. Por conta disso, algumas casas não têm telhado. Pode-se viajar quilômetros em uma paisagem sempre igual, entre o cinza e o bege, com raros vales em que o verde aparece longe de nossos olhos, qual miragem.

Outro local marcante é o hospital onde trabalha Rocío. Hospitais são sempre cenários fortes. Vida e morte se encontram em seus leitos e corredores. O nascimento de Andrinho em meio a um alagamento causado por um ciclone, a morte de Juvêncio Quintanilha, diante dos olhos de Rocío (já médica) que a tudo assiste impotente retratam a fragilidade da vida humana que nos hospitais são recorrentes.

Por Cleia Dröse

Foto: Mauro Heinrich

Para conhecer a obra, acesse: https://pragmatha.com.br/produto/o-dodecaedro/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp