Transparências e Transposições — Ensaios Sobre o Existir e o Viver em Sociedade, da escritora Ana Rita de Calazans Perine, foi lançado no último final de semana em Belo Horizonte / MG.
Com selo da Pragmatha Editora, o livro apresenta uma seleção de crônicas, poemas e ensaios sobre temas existenciais. Os conteúdos estão divididos em cinco partes: Fronteiras imagéticas — entes e mundos, Em sociedade — desafios e possibilidades, Vestígios do real — desbloqueio e alforria, Em clínica — humanismo e emancipação e Usina poética — remadas e rimas.
Segundo a autora, a celebração de lançamento em Minas veio com sabor de persistência, reencontro e comunhão: “Persistência porque banquei a empreitada da cumprir a agenda, apesar do momento que vive meu estado natal (Rio Grande do Sul). Reencontro, porque é como estar em casa depois de longa e transformadora jornada. Comunhão, porque tanto os amigos queridos como as características geográficas e culturais da cidade (e do estado de Minas Gerais como um todo), integram parcelas significativas da minha trajetória.”
Ana espera que seus assombros e delírios possam encontrar e mobilizar os dos leitores, pois do mesmo modo que não há aprendizado e transformação sem experiência, transparências são necessárias para transposições e transposições são necessárias para transparências… “Circunstâncias mudam, relações transfiguram, tempo encurta, lugar amplia, mas o assunto que convém não negligenciar segue ecoando: a acolhida a nós mesmos passa pela leitura real de nossos desejos e vontades; nem sempre bancá-los é tarefa fácil, mas aqui reitero o convite!”, conclui.
Ana é filósofa clínica, pesquisadora, educadora, mobilizadora social e empresarial, além de idealizadora e coordenadora do movimento “Artes, Ciências e Humanidades”, em prol da diversidade de expressão, da confluência de saberes e do caráter emancipatório do pensamento humano.
O livro impresso pode ser adquirido pelo link https://l1nq.com/XBdBm e o ebook está disponível na Amazon: https://l1nk.dev/yH1uH.