Tradicionalista Cristina Kunzler Diemer prepara obra para publicação pela Pragmatha Editora

“Prendas e peões missioneiros: uma história de amor, legado e pertencimento” é a obra que a tradicionalista Cristina Kunzler Diemer está preparando para publicação pela Pragmatha Editora. O livro faz um resgate histórico das participações do CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos, desde sua fundação, em 1958, nas Cirandas de Prendas e Entreveros Culturais de Peões, eventos realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A ideia do livro surgiu através de um projeto para o relatório da Ciranda de Prendas no ano de 2017. “Sempre foi meu sonho finalizar a pesquisa e realizar a publicação”, afirma Cristina. Segundo ela, os depoimentos de prendas, peões e patrões que passaram pela entidade ganham destaque na publicação e são também a parte mais emocionante.

O processo de pesquisa iniciou em 2017 como um projeto para a Ciranda, com o auxílio da coordenadora cultural Eliani Bertollo Gularte, a “Tia Eliani”, como é carinhosamente chamada. Posteriormente a autora resolveu resgatar a pesquisa que estava adormecida e em 2021 retomou a organização do projeto para realizar sua publicação neste ano.

Segundo Cristina, um dos maiores desafios da pesquisa foi encontrar dados e pessoas que relatassem sobre as Prendas e Peões nos primeiros anos da entidade, concorrendo ainda o fato de algumas atas terem sido perdidas.

Que legado pretende deixar? “Pretendo deixar como legado não só a minha história enquanto prenda e tradicionalista, mas a história de todas as prendas e peões que um dia representaram a entidade, e que, assim como eu, têm este sentimento de amor, legado e principalmente pertencimento ao CTG Missioneiro dos Pampas”, afirma.