A escritora Elza Mello, há alguns anos, teve um insight dez dias após lançar seu primeiro livro pela Pragmatha, “Amor de poesia”. Em um encontro com a mãe, decidiu: preciso contar minha história. E o resultado o público leitor conhecerá em breve. “Mulheres e sonhos que habitam em mim” é uma história de amor, luta e coragem. Nesta entrevista, a autora fala sobre o processo de escrita, inspirações e legado.
Como surgiu a ideia deste livro?
O livro foi inspirado a partir de um encontro particular com a minha mãe, 10 dias após o lançamento do meu primeiro livro solo, “Amor de poesia”. O resultado desse encontro foi começar a escrever algo que falasse das minhas linhagens, essências e sentimentos, dos mais rasos aos mais profundos. De repente, comecei a fazer uma viagem no tempo, foi quando tive certeza que poderia deixar imortalizada a minha história. A mais expressiva resposta dessa pergunta as pessoas irão saber no dia do lançamento.
O que a obra apresenta?
Os sonhos, a força e a história de uma mulher que, apesar da fé e da coragem, precisou ser muito ousada pra enfrentar os desafios de uma época difícil.
O que ela representa no seu contexto de vida?
Esse livro é uma referência pra mim, um legado que terei o prazer de compartilhar com meus leitores, para que possam se inspirar nessas linhas de forma motivacional, em especial meus filhos, Maria Eduarda e João Lucas.
Quais foram os maiores desafios?
O financeiro, porque escrever é maravilhoso, o livro está pronto faz mais de um ano. No meu caso, tenho muitas prioridades, mas como gosto de desafios, tive que enfrentá-los para realizar esse lançamento.
Como foi o processo de escrita?
Foi uma viagem repleta de emoções. Cada linha escrita vinha acompanhada de lágrimas e gratidão. Tenho um amor avassalador por mim, por isso foi prazeroso relatar minha história, sonhos realizados e desafios vencidos. Isso é sentir orgulho de si mesmo, e eu sinto isso de forma muito especial.
Que mensagem a obra pretende deixar?
O “Mulheres e Sonhos que Habitam em Mim” é um livro para todos os grupos de leitores. Meu legado nessa obra é que, independentemente de sexo, raça, religião, cor e condições sociais, as oportunidades existem para todos. Precisamos estar atentos aos sinais, não sentir medo do novo, procurar aprender e ensinar, não nos limitar as opiniões alheias, não nos sentir melhor do que ninguém, ter humidade, capacidade de enfrentar os desafios, não desistir dos sonhos, se afastar das energias negativas, olhar pro lado bom da vida, não se sentir inferior e acima de tudo acreditar em Deus, em si e saber se levantar nos momentos de queda. Para as mulheres que lerem minha obra, acreditem na força que vocês carregam em si. Somos seres incríveis capazes de mudar a história; aos homens que lerem essa obra, acreditem nas mulheres que vivem em volta de vocês, elas merecem ganhar seu espaço no mundo. Sintam-se também inspirados na minha história, porque, independentemente de sexo, todos merecem sorrir e realizar seus sonhos.