Samuel de Jesus Pereira é mestre em Educação no Programa Formação de Formadores pela PUC/SP (2023). Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2009). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Sumaré (2010). Possui experiência em educação formal como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Superior. Desenvolve trabalho de pesquisa e de formação de grupos na área de Educação para Paz, com foco em temáticas relacionadas à Prevenção de Violência, Arte e Inclusão Sociocultural, Mediação de Conflitos, Pedagogia da Convivência, Direitos Humanos e Justiça Restaurativa na Educação. Atua como facilitador de Círculos de Masculinidades, de Diálogos e Restaurativos. Membro fundador do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Integral (GPEI/PUC-SP). Desde 2019 faz parte da Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem Fins Lucrativos (APEP). Integrante da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). Professor da Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo. Em 2018, junto com outros professores/as, participou em Brasília da audiência pública sobre a importância da Cultura de Paz nas escolas (logo em seguida, houve a aprovação da alteração do artigo 12 da LDB, com a inclusão da promoção da cultura de paz nas escolas). Em 2019, organizou o livro “Educação para paz: diálogos transdisciplinares para formação de educadores(as)”, que traz as reflexões empreendidas pelos educadores (as) no 17º Encontro USP-Escola. Em 2023, foi coorganizador do livro “Educação Integral em foco: caminhos possíveis”, junto ao GPEI /PU-SP.