Nos dois anos em que cursou o mestrado, o Padre Jonas Matheus dedicou-se ao estudo e pesquisa de São Francisco de Assis. O resultado pode ser conferido agora na obra “São Francisco – A estética da cruz”, que tem cunho filosófico e teológico. Dividida em três grandes capítulos, a obra está sendo publicada pela Pragmatha. Nesta entrevista, o autor fala sobre o processo de inspiração e escrita, entre outras particularidades.
Como surgiu a ideia de escrever esta obra?
A ideia surgiu da necessidade de pôr nas mãos dos frades capuchinhos da minha província e dos amigos leitores esse estudo que vincula arte, franciscanismo e filosofia: percurso de pesquisa do mestrado que cursei na UFPA entre 2020 e 2022. Trata-se da dissertação de mestrado transformada em livro.
Como foi o processo de escrita?
O processo de inspiração foi o desejo de levar a filosofia de autores franciscanos para o âmbito acadêmico do mestrado filosófico… Iniciei com pesquisas autônomas da metafísica de S. Boaventura, mas no diálogo com o Dr. Molinari, meu orientador, surgiu a oportunidade de trabalhar mais temas como o próprio S. Francisco de Assis e os grandes gênios da arte: Dante e Giotto.
Como você classifica esta obra?
Classifico-a como imprescindível e de grande relevância para os interessados em franciscanismo, arte e pensamento do medievo, pois traz um campo de estudo inédito no Brasil.
São Francisco continua atual?
Certamente, pois seu modo de ser responde aos anseios éticos do ser humano perante os desafios do século atual, tais como a questão ecológica, os problemas sociais e a busca da fraternidade universal.
É uma obra para religiosos e não religiosos?
Sim. É uma obra para crentes e não crentes, pois trata de temas históricos, artísticos, culturais e éticos, pertinentes aos diversos leitores. Evidentemente, requer um gosto ou familiaridade com a literatura acadêmica para melhor apreciar a obra.
Que legado a obra pretende deixar?
Penso no impulso para que os estudiosos amantes do franciscanismo possam retomar com intensidade a pesquisa em torno da filosofia e da cultura franciscana no âmbito acadêmico. E que os leitores em geral se sintam interpelados em conhecer as fontes franciscanas e os escritos e artes plásticas em torno de S. Francisco nos séculos XIII e XIV, para superar os estereótipos do santo e buscarem um conhecimento mais profundo deste gigante da história da humanidade.
Para conhecer melhor a obra, acesse: https://pragmatha.com.br/produto/sao-francisco-de-assis-a-estetica-da-cruz/