O escritor Luiz Eudes inicia 2023 com mais conquista. “Rosário desgastado”, publicado pela Pragmatha Editora, é sua narrativa de estreia no universo dos romances literários. A obra tem prefácio do poeta, contista, crítico literário, tradutor e jornalista Tanussi Cardoso, segundo quem “Rosário desgastado” é uma obra necessária.
Segundo Tanussi, Eudes utiliza, metaforicamente, o sentido místico da palavra rosário para falar da espiritualidade latente, marcada em seus personagens principais e, em especial, nas regiões sertanejas, onde as histórias se passam, nos fazendo viajar pelos mistérios da vida e da fé, numa prosa fluida e extremamente atraente.
O livro é dividido em duas partes. A primeira conta com 15 capítulos e a segunda, 14. Abelardo é o protagonista, acompanhado da mulher, Santinha, no núcleo inicial.
Entretanto, logo no parágrafo de abertura surge um personagem que vai pairar por sobre toda a trama: a Morte. Na segunda parte é João, seu filho, quem predomina, com a ruminação de suas lembranças, de seus sonhos, carregando a sua própria vida e suas próprias histórias.