Quando nos perguntam o que é o Baile de Masquê, sempre encontramos uma grande dificuldade em explicar o seu significado dentro de um contexto social da cultura popular. A afirmação é do escritor Luciano Peixoto, autor da obra “Máscaras e mascarados nas festas e cavalhadas do Brasil”, publicado pela Pragmatha Editora.
“O que é essa manifestação? Por que ocorre nas festas religiosas? Qual o motivo de disfarces, fantasias, máscaras e somente homens participando do grupo? Como ela consegue sobreviver até os dias atuais?” Estes são alguns questionamentos que o livro responde.
O trabalho de pesquisa para composição da obra, segundo Luciano, foi bastante amplo e exigiu, além de uma compreensão melhor do conceito de cultura popular, também um retrocesso no tempo, buscando subsídios que compõem a prática cultural e suas especificidades.
Para o autor, trata-se de um trabalho muito gratificante. A festa é bastante popular no município de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, mas também em outros locais do Brasil. O livro fala, por exemplo, das comemorações em São Sebastião da Estrela, distrito de Santo Antônio do Amparo/MG, Dança dos Mascarados de Poconé, e o Vominé, em Mazagão, no Amapá.
Para adquirir a obra, basta entrar em contato com o autor pelo WhatsApp 51 99956-6632.