O projeto “Nossa gente, nossas histórias”, idealizado pelo CEL – Centro de Escritores Lourencianos, ganha uma nova edição em 2023. Seu objetivo é preservar a história, hábitos e costumes dos povos e etnias que construíram a identidade e a história do município de São Lourenço do Sul.
Para realização da iniciativa, o CEL conta com parceria com escolas da rede municipal de ensino. Os alunos serão convidados a escrever relatos de vida e experiência a partir de entrevistas e pesquisas realizados com suas famílias e comunidade.
O município de São Lourenço do Sul registra uma diversidade étnico-cultural, com expressiva presença de descendentes de imigrantes portugueses, negros, populações tradicionais quilombolas, descendentes de imigrantes alemães e pomeranos.
Segundo os organizadores, as manifestações culturais trazidas pelos imigrantes de diversos locais estão presentes no cotidiano de inúmeras famílias residentes na zona rural e urbana do município. A língua, a dedicação à agricultura familiar, festas típicas, corais, artesanatos, religião e outras iniciativas valorizam todos esses aspectos.
O livro será publicado pela Pragmatha ao longo do ano.