O Centro Cultural Maria Antônia (USP) foi palco, no último final de semana, do lançamento da obra “Narrativas de Experiências em Educação para a Paz: Um percurso formativo sob a ótica dos(as) autores(as). O autor, professor-pesquisador Samuel Pereira, recebeu os convidados para mesa de debates e sessão de autógrafos.
O encontro foi marcado pelas falas de Kátia Varela, representante da APEP; Davi Albuquerque, filósofo e ativista cultural; Andrea Arruda, professora universitária e cofundadora do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela; e Tânia Trajano, que participou da primeira edição do curso que foi objeto de investigação da pesquisa que resultou no presente livro e que atualmente compõe a equipe de formação do Núcleo. Cada um dos participantes trouxe reflexões sobre a importância da educação para a paz, contribuindo para um debate sobre as práticas educativas e seus impactos na sociedade.
Na ocasião, o autor ressaltou a importância de educar para a paz como instrumento capaz de proporcionar a mudança social, reconhecendo a importância de construirmos espaços seguros de fala e escuta pautados no cultivo de determinados valores, escolhidos e sancionados pelos sujeitos que a compõem. Pereira enfatizou que a educação para a paz não é apenas uma teoria, mas uma prática essencial para a transformação individual, social e política. Ele convocou todas as pessoas presentes a se engajarem na construção e fundamentação de uma paz justa e concreta, reforçando que essa transformação depende do compromisso coletivo.
Além disso, o autor convidou todos os interessados a experimentar essa proposta formativa em seus espaços de atuação enviando um e-mail para nucleodeculturadepaz.mandela@gmail.com (@nucleodec).
“O evento foi um momento de celebração e inspiração, destacando a importância do papel dos educadores na promoção de uma cultura de paz”, avalia.
O livro pode ser adquirido no site da editora, pelo link https://pragmatha.com.br/produto/narrativas-de-experiencias-em-educacao-para-a-paz-um-percurso-formativo-sob-a-otica-dosas-educadoresas/
Imagens: Lu Martins ( @martinslucinema)
Texto: Samuel Pereira