A ideia de escrever uma obra ficcional a partir dos relatos que ouvia de sua avó, quando ainda era criança e adolescente, está ganhando forma para Verena Becker. Há muito a escritora, que mora em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, guardava na pasta de retalhos pequenas histórias contadas pela “Oma” nos tempos em que não existia televisão e as noites eram mais longas.
A protagonista é uma mulher jovem que luta pela sobrevivência em meio à primeira guerra mundial. Corajosa e independente para a sua época, estudante de química de uma universidade, Mirna deixa seus sonhos para se juntar às mulheres cujo papel, na guerra, ficou escondido durante muito tempo. Graças a elas que a produção em fábricas, agricultura, transporte e saúde não pararam. Sobrecarregadas com as funções dos empregos e domésticos, morreram, adoeceram e outras sobreviveram, mostrando o valor da mulher na nova sociedade que se formou a partir da chamada Grande Guerra.
Para Verena, a experiência está sendo incrível. “Pesquisar o tempo em que minha avó era jovem, para saber me situar dentro do contexto da história, mesmo que em boa parte do romance exista a ficção, mostrou o quanto é importante o papel da mulher na história humana”. Antes ou depois da primeira guerra mundial, nos tempos bíblicos ou antigos, cada uma colaborou para chegarmos nos dias de hoje com igualdade e principalmente respeitadas como pessoas e profissionais, afirma a autora.
Para escrever o livro, a autora primeiro utilizou um jogo e depois desenvolveu com suas próprias inspirações. “Agora, na primeira revisão com Sandra Veroneze, da Editora Pragmatha, está sendo uma viagem no tempo e para dentro da minha parte escritora. Lembranças, pesquisas, discussões sobre os assuntos abordados”, afirma.
O lançamento será em breve.
………………………………..
Obs.: Você escreve e gostaria de publicar? Entre em contato conosco pelo e-mail sandra.veroneze@pragmatha.com.br ou pelo ícone do WhatsApp abaixo