“Primavera das letras”, prefácio da 23ª Antologia do Centro de Escritores Lourencianos

A Pragmatha Editora publica mais uma antologia do Centro de Escritores Lourenicanos, com lançamento previsto para outubro. Confira o prefácio, assinado por Sandra Veroneze.

A primavera chegou e, com ela, mais uma antologia do Centro de Escritores Lourencianos. Se pelo olhar simplório da vida prática se trata de apenas uma coincidência no calendário, para o olhar atento dos amantes das subjetividades há um mistério que se revela.
É estreita a relação entre a estação das flores e o lançamento de um novo livro.
Pense na primavera. Depois do inverno, ela dá lugar à celebração da vida. Começa sutil, com uma brisa que chega movimentando a superfície da lagoa, galhos, folhas e flores, sob um sol um cadinho mais quente e luminoso. Há no ar uma promessa de energia e vida, que explode em cores e fragrâncias.
Agora pense no livro. Também se trata do desabrochar de uma criação gestada no silêncio e na dedicação. A semeadura de ideias, com paciência e trabalho perseverante, se transforma em palavras, em histórias, que agora são libertadas para o mundo.
A primavera, assim como um livro, não chega de repente. Há um tempo de semeadura e de cuidado, até a colheita. Quem desfruta da leitura de um livro, muitas vezes, não faz ideia dos andaimes que a sustentam. E aqui há de se fazer uma reverência ao trabalho do Centro de Escritores Lourencianos, que ano após ano é incansável no labor de valorizar consagrados talentos e revelar novos.
A 23ª Antologia do CEL é a celebração de uma literatura que persiste e se renova a cada frase, a cada verso, e é esforço conjunto de quem coloca seus dias à disposição de um ideal de amor aos livros. É um trabalho coletivo que começa meses antes da obra chegar à mão dos leitores. É preciso constância, perseverança e muita flexibilidade para contornar os desafios que se apresentam ao longo da jornada.
E o resultado é sempre encantador. Da nossa parte, somos leitores/abelhas que se alimentam com o néctar de uma leitura que carrega consigo muito amor, dedicação e que, além de alimentar a alma, nos inspiram à vida.
Desejo uma ótima leitura.

Sandra Veroneze
Editora

09/09/2025