Prefácio | “Mulheres que superam” Volume 1

A escritora e terapeuta Anelise Lopes tem se dedicado com afinco à missão e arte de auxiliar pessoas em seus processos terapêuticos. Durante as enchentes que assolaram a região metropolitana de Porto Alegre, em 2024, descobriu um novo talento: organizar antologias. Pela Pragmatha Editora, já está em andamento um novo livro, que reitera o compromisso firmado lá no início dos trabalhos e expresso no prefácio da primeira edição de “Mulheres que superam”. Confira:

Este projeto nasceu dentro de um trabalho que já faço com mulheres, para resgate de seu poder pessoal, autoestima, autoconfiança, coragem para ir em frente e inovar.
Quando ouvi as histórias daquelas mulheres incríveis, achei que não poderia deixar se perder um material valioso. Sempre acreditei no potencial de transformação das pessoas e em especial das mulheres. Acredito que é algo que trago comigo como filosofia e acabei por transformar em trabalho também.
Por ter passado por situações desafiadoras, principalmente na parte da saúde, resolvi reunir outras mulheres que também passaram por questões difíceis e conseguiram superar. Existe uma linha tênue entre desistir e seguir. Muitas vezes, diante de tamanha complexidade, somos bombardeados por variados pensamentos que nos levam a querer desistir.
Porém, também existe algo dentro de nós que dá uma força tão grande que nos impele a olhar pra frente e acreditar. Eu poderia dizer que isto também é fé. Acreditar que há algo tão maior, como uma força magnética nos mostrando o caminho a seguir. Os caminhos podem ser escuros, mas a vontade de ultrapassar esta etapa se torna muito maior e então quando nos damos por conta chegamos ao final e vencedoras.
Me encorajei a organizar este trabalho e reunir 13 mulheres e suas histórias reais para ajudarem outras tantas que certamente possam estar passando por questões iguais.
Esta obra pretende ser um espaço para reflexão, debates e acolhimento. Saber que nós mulheres não estamos sozinhas, que existe em cada coração uma energia de amor muito grande e que podemos curar a nós mesmas.
Te convido a ler esta grande obra feita de histórias reais.

Anelise Lopes
Organizadora