Prefácio | Doze cores de um prisma

A diretora da Pragmatha Sandra Veroneze prefaciou a obra “Doze cores de um prisma”, organizado pelo Centro de Escritores Lourencianos. O livro será publicado em breve. Confira o prefácio!

Às vezes alguns projetos coletivos são tão especiais que o resultado final excede em muito a soma das partes. “Doze cores de um prisma” mostra o valor do trabalho conjunto, em construção compartilhada, evidenciando o talento de escritores do CEL.

Quem observa o livro pronto, impresso, com todos os elementos diagramados, certamente não tem ideia do tanto de trabalho que está por trás. Desde a escolha da fonte até o papel em que será impresso, nada prescinde de uma decisão que via de regra parte de várias opções em que pesem não só o padrão da indústria, mas também, e principalmente, o gosto pessoal de autores e organizadores.

E nisso reside toda a magia de se lançar a uma aventura como a desta obra que por ora você tem em mãos. Cada frase, cada parágrafo, traz a marca da vivência e experiência dos escritores, em suas jornadas de escrita criativa, fortemente temperadas por valores, crenças e um jeito todo singular e próprio de viver. Mexendo-se apenas uma das 12 peças envolvidas na escrita (porque existem muitas outras na organização, revisão, diagramação etc), já se teria outro produto, com outras cores, outros matizes e temperos.

“Doze cores de um prisma”, além de literariamente ser muito envolvente, em seu pano de fundo nos traz um convite à reflexão sobre pontos de vista, sobre interpretação, sobre como cada um enxerga o mundo e se coloca nele. Um mesmo fato pode ser vivido por dois personagens, porém jamais significados de maneira igual. Porque o outro é outro – mundo, historicidade, experiência, leitura emocional. E fica o desafio: diante de cada acontecimento da narrativa, qual seria a sua reação?

Parabéns ao CEL e o trabalho brilhante que exerce!

Sandra Veroneze

Editora