Prefácio de “Quando as águas invadem nossas vidas”

O Centro de Escritores Lourencianos está ultimando os preparativos para a publicação de “Quando as águas invadem nossas vidas”. Trata-se de um mosaico de relatos inspirados nas enxurradas de 2011 e de 2024, que assolaram a cidade de São Lourenço do Sul. O prefácio é da editora Sandra Veroneze, da Pragmatha. Confira:

Alguns acontecimentos dividem nossa existência entre antes e depois. Na história recente de São Lourenço do Sul, as enxurradas de 2011 assumem esse status. Mesmo quem não foi atingido pelas águas foi atingido pelas águas, por meio de seus efeitos colaterais: de um lado, preocupação, medo, angústia, tristeza…; de outro, solidariedade, empatia, senso de comunidade e consciência da própria finitude e impotência diante da grandiosidade da natureza…

Tristemente, outras regiões do Rio Grande do Sul viveram o mesmo cenário de tragédia nos anos de 2023 e 2024. E isso torna “Quando as águas invadem nossas vidas”, projeto belíssimo do Centro de Escritores Lourencianos, não apenas atual como necessário.

O livro que você tem em mãos é um mosaico de percepções e memórias que nos deixa, ao final das contas, um inquestionável legado. Se registrar a história é importante, porque o passado é ferramenta que ajuda entender quem somos hoje, registrar o impacto desses acontecimentos na vida dos indivíduos é humanitário. Porque a existência, de fato, não acontece nas grandes notícias de jornais, nos feitos e estatísticas que rechearão, posteriormente, livros de história… A vida acontece nas nossas casas, nas nossas relações. Por isso nos identificamos e nos emocionamos com os relatos deste livro, que têm um ponto em comum: antes a vida de quem amamos, depois as perdas materiais.

Alguns acontecimentos, portanto, não apenas dividem nossa existência entre antes e depois, mas também entre o que é importante e o que é transitório.

Sandra Veroneze

Editora