Prefácio de “Nossa Gente, Nossas Histórias”, do CEL, por Sandra Veroneze

O Centro de Escritores Lourencianos, de São Lourenço do Sul, publica o terceiro volume de “Nossa Gente, Nossas Histórias”, projeto que tem por objetivo apresentar a cultura e diversidade étnica do município. Em seu terceiro volume, apresenta narrativas do povo de Rincão das Almas. A editora Sandra Veroneze, da Pragmatha, escreve o prefácio. Confira:

Quando eu era criança, uma das minhas atividades preferidas era sentar-me junto aos mais velhos para ouvir histórias. As narrativas sobre como era a vida antigamente me fascinavam. Eu ficava horas ouvindo causos de pescarias, casamentos, festas, bailes, namoros, sobre a rotina de trabalho (muito), de estudo (pouco) e, sobretudo, de como se divertiam e achavam melhores os velhos tempos.
Pois lendo “Nossa gente, nossas histórias” em seu terceiro volume eu me senti novamente criança diante de contadores de histórias. São trajetórias de vida em todas suas nuances: alegrias, dificuldades, desafios, vitórias, particulares percepções de mundo e seus mais diversos significados.
Entre as histórias que ouvia quando criança e das histórias que li agora, identifico pelo menos duas grandes diferenças. O que ouvia outrora, claramente, não tinha compromisso com a verdade. Posso apostar que metade do que contavam era, pelo menos, exagerado. Já naquela época havia talento literário na família! Por outro lado, as narrativas que você também terá a oportunidade de ler agora guardam relação com os fatos, com a historicidade de cada autor. Cada texto é uma viagem no tempo, pelas lembranças que, coletivamente, constroem a identidade do Rincão das Almas.
E esta é a segunda diferença. A maioria das histórias que ouvi na minha infância eu perdi nos labirintos da memória. Essas que li agora estão registradas e podem ser revisitadas na infinitude do tempo. Portanto, aqui, abro parêntese para um salve ao Centro de Escritores Lourencianos, que não apenas promove a leitura e a escrita literária e criativa, mas também atua no cultivo e preservação da cultura, da memória e da história local. São Lourenço do Sul, sua gente e suas histórias são melhores com o CEL.

Sandra Veroneze
Editora