Prefácio de “Gurias que escrevem – Crônicas”

“Gurias que escrevem – Crônicas” é um livro que marca a conclusão das atividades da oficina de crônicas da Pragmatha Editora do ano de 2025. A obra apresenta textos das escritoras Helena Heloísa Manjourany Silva, Marilani dos Santos Bernardes, Nair Kunde Lüdtke, Renata Bierhals Blödorn, Rosalva Rocha, Solange Leal Carvalho, Susani de Castro Pitano e Vilma Avila Vianna. O prefácio é de Sandra Veroneze. Confira:

O livro que você acessa agora é resultado de um ano de trabalho na oficina de crônicas da Pragmatha Editora. Não se trata apenas de um produto literário, mas de uma homenagem à literatura que se faz presença e sentido na vida de quem ousa se aventurar no mundo das letras.
A crônica tem disso. Ela exige entrega e até um certo despir-se. Ela fala de quem o escritor é, em sua historicidade, crenças, valores, jeito de ser, de ver o mundo e, sobretudo, sua subjetividade (ou seria vulnerabilidade?).
Portanto, “Gurias que escrevem – Crônicas” não apresenta somente textos bem escritos, com toque de humor e crítica social (mais um tanto de crise existencial?). Ele descreve a jornada de trabalho pontuada a cada encontro da oficina, cada qual com seu próprio desafio e encanto.
Como coordenadora das atividades, digo de todo o meu coração: algo de mágico acontece quando uma atividade migra do “Será que consigo?” para o “Talvez esse meu texto tenha ficado bom”. (Escritores são assim, nunca satisfeitos!)
Portanto, este livro também é um convite a conhecer o universo criativo e particular das autoras. Cada uma tem seu próprio estilo, sua assinatura literária, o que torna este livro, no mínimo, diverso.
Pegue seu café, chimarrão ou chá, e se junte a nós!
Boa leitura!
Sandra Veroneze – Pragmatha Editora