Prefácio de “A poesia abraça o caos”, de Cleia Dröse

A escritora Cleia Dröse finaliza a oficina de poesias da Pragmatha Editora em grande estilo, com livro publicado. “A poesia abraça o caos” tem prefácio da editora Sandra Veroneze. Confira:

Poesia e filosofia são primas num dilema que atravessa os tempos: para quê servem? A resposta frequente, previsível e até razoável é “para nada” — o que já me parece bastante heroico e subversivo num mundo regido pela utilidade e seu respectivo reducionismo expressos na vida e nas relações.
Eu, bem à vontade na consciência gigante de que tenho um universo a aprender (para não dizer domiciliada no pouco que sei), abreviaria a resposta ainda mais: a filosofia e especialmente a poesia não servem, no sentido de serem servis.
E nisso reside a beleza da vida transformada em versos na pena de Cleia Dröse. Ao apresentar mais uma obra literária ao público leitor, a escritora se permite novamente um mergulho na expressão poética, gênero onde mais se sente à vontade. Certo?
Até o final de 2023, provavelmente sim, mas em 2024 as coisas mudaram um pouco. Cleia aceitou o desafio de integrar uma oficina organizada pela Pragmatha Editora, que tem a vocação de carinhosamente (contém ironia) levar os participantes a uma região muito prenha em possibilidades e crescimento, mas costumeiramente bem incômoda: o lado de lá das linhas da zona de conforto.
Figuras de linguagem, temas, formas… Foram, no total, 52 desafios que a cada semana convidavam a aperfeiçoar a escrita. E Cleia Dröse persistindo, num misto de prazer e raiva inconfessa.
O resultado desta jornada você tem em mãos. Cleia explora paisagens, múltiplos endereços existenciais, e faz um mergulho em uma subjetividade nem sempre presente na prosa, mas completamente nua quando se trata de versos. Faz um passeio pela beleza e crueza da vida, aquela mesma que é feita de lutas, desafios, conquistas e percalços, num inexorável suceder de dias. Em outras palavras, matéria-prima para elas, que não servem, mas (e) alimentam a alma, a poesia e a filosofia.

Sandra Veroneze
Editora