Prefácio da 22ª Antologia do CEL, por Sandra Veroneze

O Centro de Escritores Lourencianos publica, em 2024, mais uma antologia. O projeto, anual, valoriza novos e renomados talentos. O prefácio do livro, que será lançado durante a Festa Literária, em outubro, é de Sandra Veroneze. Confira:

Existe incomparável beleza na virtude da constância, que se manifesta no fazer firme e contínuo, passo por passo, construindo e expandindo, sem ignorar os necessários ajustes de rota durante a jornada.

Pois a cada novo ciclo, quando o Centro de Escritores Lourencianos sinaliza a publicação de mais uma antologia anual aqui pela Pragmatha, o meu sentimento é de “wow”, que belíssimo trabalho esta entidade realiza.

Em 2024, é a 22ª edição do projeto, que contempla textos vencedores em seus concursos e também de celianos. É uma iniciativa que promove novos talentos, valoriza os mais maduros, e que, sobretudo, presta uma homenagem e mantém viva e pujante a literatura local.

Os céticos e desavisados, que normalmente se impressionam apenas com grandes números, podem olhar para o mercado editorial brasileiro e se sentirem frustrados. Somos, de fato, um país que lê pouco e que talvez, também, leia mal. Porém, quando ajustamos as lentes e olhamos para a cena independente (com destaque para São Lourenço do Sul), o que constatamos faz brilhar os olhos.

Por um lado, temos autores abnegados, que se dedicam com carinho ao ofício; e, por outro, temos uma entidade literária com visão e trabalhadora. Esses dois fatores, somados, são de um valor incalculável não apenas para este tempo que vivemos, mas também para o futuro.

Dizem que somos um país onde, em se plantando, tudo dá. São Lourenço, no sentido literário, já provou ser terreno fértil. E o CEL, a cada ano que passa, se especializa em lançar as sementes. Vida longa ao CEL e à sua antologia.

Desejo uma ótima leitura

Sandra Veroneze

Pragmatha

*Foto de Rafael Grigoleti