Prefácio | Contos Mortais

A Pragmatha Editora está ultimando os preparativos para circulação da antologia Contos Mortais, com participação dos integrantes das oficinas e mentorias sob a coordenação de Sandra Veroneze. É dela o prefácio. Confira:

A liberdade intelectual é terreno fértil para a escrita criativa. No mundo das ideias, tudo é possível, até mesmo rir, zombar e enganar a morte. “Contos mortais” é uma homenagem à literatura sem amarras, que brinca, se exercita e em si mesma encontra satisfação e alegria.

Esta nova antologia, que por ora você tem em mãos, responde a uma intencionalidade dirigida da Pragmatha Editora de promover a leitura de contos e também o contato dos escritores da casa com o público apreciador de uma literatura rápida, contemporânea e assertiva, que flerta com a criatividade e com o experimental.

Desde o início de 2023 tem se intensificado a publicação de textos produzidos pelos integrantes das oficinas da casa. Proseiros, Contadores e Travessias são os três núcleos de desenvolvimento de contos e a esses autores juntam-se aqueles que fazem parte das mentorias e também integrantes da tribo Pragmatha, escritores que apreciam o nosso “jeitão” de fazer livros.

“Contos mortais” tem a marca de uma curadoria provocativa e que desde os primeiros passos convidou os escritores a deslocar seu potencial criativo para fora de sua zona de conforto, expressa aqui em temas e estruturas narrativas dominadas. A ideia original foi cada escritor desenvolver um conto a partir de personagens criados por mim, enquanto coordenadora das oficinas, e que falassem com a morte direta ou indiretamente.

Assim, temos por exemplo cerimonialista fúnebre, testador de guilhotina, necromaquiador, escultura de estátuas de cemitério, ator de golpe de sessões mediúnicas, redator de obituário, carpideira e, entre tantos outros, a própria morte.

Desejo uma ótima leitura!

Sandra Veroneze

Editora