“Precisamos de políticas internas inclusivas em todo o setor de TRC”

“O meu segundo ano fazendo parte do Projeto IT representou uma verdadeira evolução na maneira com que eu interpreto a minha função enquanto gestora, líder e empresária”, afirma Gislaine Zorzin, da equipe de coautores da obra “Insights que transformam: como o transporte de cargas vem se reinventando”, realizado pelo IT Talks, com curadoria de Rodrigo Bernardino e publicação pela Pragmatha.

Segundo a coautora, estar envolvida com seus colegas do transporte rodoviário de cargas (TRC) em um trabalho com o propósito de dinamizar o setor a fez perceber o potencial de mudança não apenas econômica, mas também social do setor. “Saio deste ano com a perfeita noção de que tenho o dever de utilizar minha posição de influência construída, em grande parte, pelo projeto, para lutar por causas importantes como o meu principal objetivo para os próximos anos”, afirma.

A pauta escolhida por Gislaine é diversidade no setor de logística e transporte de produtos perigosos. Em seu artigo, ela afirma que existe uma defasagem grande entre o número de mulheres e o número de homens nos departamentos operacionais (aproximadamente 13 mil contra 125 mil). “Mesmo ocupando posições de destaque, a falta de mulheres caminhoneiras evidencia o impacto da visão estereotipada da sociedade nos processos das transportadoras”, afirma.

Segundo a autora, precisamos de políticas internas inclusivas em todo o setor, estimular as palestras e treinamentos sobre diversidade e preparar, por meio de cursos profissionalizantes, lideranças aptas a lidar com as diferenças e de gerenciá-las na cultura das organizações.

Gislaine Zorzin é diretora administrativa da Zorzin Logística e possui mais de trinta anos de experiência no setor logístico e no transporte rodoviário de cargas.