Pragmatha realiza oficina no 22º USP-Escola


A Pragmatha Editora participou do 22º encontro USP-Escola, no curso “Educação para a Paz: diálogos transdisciplinares para a formação de educadores”, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
A coordenação do curso foi do Núcleo Nelson Mandela, dedicado a práticas de justiça restaurativa, e a diretora da Pragmatha, Sandra Veroneze, ministrou oficina sobre a jornada do herói enquanto estrutura narrativa e também sobre literatura terapêutica.
O Encontro USP – Escola é um programa que oferece gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino básico. Apresenta temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.
O Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas “Nelson Mandela” (@nucleodec) busca refletir e realizar ações que promovam uma Educação para a Paz, em consonância com os princípios da Justiça Restaurativa, nos diversos espaços sociais e escolas. Dentre suas linhas de trabalho estão Planejar e realizar formação continuada de profissionais da educação e de outros segmentos, em Educação para a Paz, Prevenção de Violência, Mediação de Conflitos, Pedagogia da Conivência, Interculturalidade, Direitos Humanos, Pedagogia dos Valores e Justiça Restaurativa na Educação; Promover e apoiar atividades de fomento a ambiência restaurativa e a cultura de paz nas escola e em outros espaços sociais; Promover encontros de estudos e pesquisa referente à temática. O e-mail do Núcleo é nucleodeculturadepaz.mandela@gmail.com.
Segundo Sandra Veroneze, foi um momento ímpar de compartilhamento e valorização da escrita enquanto elemento fundamental para autoconhecimento e expressão.