Pragmatha Editora reforça vocação para oficinas literárias

As oficinas literárias constituem espaços importantes para a qualificação da escrita criativa, seja em prosa, seja em verso. Quem garante é a diretora da Pragmatha, Sandra Veroneze. Desde o início da pandemia, a editora tem reforçado sua vocação para a realização destes espaços de construção compartilhada, onde cada escritor também é leitor beta e crítico literário dos pares que integram o grupo, contando ainda com mentoria.

Atualmente, estão ativas diversas oficinas na Pragmatha. Uma delas é a Jornada Arquétipos, que explora características psicológicas e de personalidade mapeadas pelo psicanalista Carl Jung e as aplica na criação e caracterização de personagens e demais elementos fundamentais das narrativas. Outra oficina em andamento é a Provocações Contos, que já está com quase um ano de atividades, realizando encontros mensais. A oficina Provocações Poesia foi iniciada recentemente e está em fase de produção de texto, devendo iniciar os encontros em breve.

A Pragmatha Editora também é parceira de entidades literárias para realização de oficinas. Recentemente, o Centro de Escritores Lourencianos, de São Lourenço do Sul, fez oficina sobre narrativas breves com a editora. A Aspel, que reúne escritores de Pesqueira, em Pernambuco, também já realizou oficina com a Pragmatha para seus associados, desta vez abordando os elementos fundamentais do conto.

Segundo Sandra Veroneze, muitas novidades ainda serão anunciadas ao longo do ano.