
A museóloga Cristine Oliveira Hobus está lançando, pela Pragmatha Editora, o livro “Noite dos Museus em Porto Alegre – The Day After”. A obra resgata o histórico da iniciativa, que teve origem em Berlim, e detalha o perfil de instituições participantes, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Memorial do Rio Grande do Sul. A análise também percorre conceitos fundamentais de museologia e gestão cultural para embasar a discussão sobre a formação de público cativo.
Confira dois motivos para ler o livro:
Análise profunda do legado de eventos culturais e do comportamento do público
O livro investiga criticamente se o grande sucesso de um evento pontual e efêmero, como a Noite dos Museus, é capaz de gerar um legado duradouro e formar um público contínuo para as instituições culturais de Porto Alegre. A obra destaca a urgência de aprimorar as práticas de estudo de público, mostrando que compreender quem são os visitantes e o que os motiva é essencial para a gestão sustentável e a sobrevivência dos museus.
Referência valiosa para a gestão cultural e a criação de políticas públicas
A pesquisa serve como um instrumento magistral para orientar gestores culturais e auxiliar na formulação de políticas públicas de cultura e educação. Ao reunir dados quantitativos e investigar as estruturas do evento, a obra fornece subsídios reais para que organizações públicas e privadas possam pensar de forma mercadológica, garantindo que os museus atuem ativamente como protagonistas na transformação cultural da sociedade.
13/06/26