Por que escrever utilizando a estrutura da Jornada do Herói?

A utilização da estrutura da jornada do herói como esteira para construção de narrativas costuma causar uma certa polêmica entre escritores. Os mais experimentados argumentam que se trata de uma espécie de “receita de bolo”, pasteurizando a criatividade literária.

Eu discordo. A jornada do herói é importante para escritores iniciantes e experimentados, esteja ela explícita em maior ou menor grau no desenvolvimento de contos, novelas e romances. Quero compartilhar três razões para utilizá-la na sua próxima narrativa.

1 – A jornada do herói, especialmente para quem está iniciando na caminhada como escritor, constitui um guia seguro. Ela apresenta um passo a passo que poderá inspirar quem escreve, reduzindo as chances de erro.

2 – Ela contempla todos os elementos necessários, como personagem, clímax, enredo e finalização. Muitos escritores apresentam dificuldades em criar, especialmente, os pontos de tensão e virada em suas narrativas. Valendo-se da Jornada do Herói, o escritor obrigatoriamente passa pelas etapas que os contemplam.

3 – Ela permite customizações… Se observarmos obras como Star Wars, Harry Potter, e a absoluta maioria dos contos infantis, observaremos que se trata de narrativas diferentes por completo. Caracterização de época, personagens, trama… Onde elas se parecem? Na utilização em algum grau da Jornada do Herói.

Se você quiser se aprofundar no conhecimento e utilização da Jornada do Herói, acesse o ebook que preparei para ferramentar os escritores: https://pragmatha.com.br/produto/jornada-do-heroi-para-escritores/

Sandra Veroneze | Editora da Pragmatha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp