O professor Alexandre Dourado de Moraes Carrion, que atua na rede pública estadual de São Paulo há oito anos, aceitou o desafio e é o mais novo integrante do projeto Professores no Divã.
Alexandre é técnico em processos químicos pela FIEC, licenciatura em Química pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e graduando em pedagogia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Trabalhou seis anos na indústria química como técnico químico, mas sempre almejou seguir na área da educação.
Para ele, participar do projeto Professores no Divã está sendo algo desafiador e ao mesmo tempo gratificante. “Será um crescimento tanto pessoal quanto profissional, pois acredito que nossa profissão precisa ser mais evidenciada e destacada. Será uma ótima oportunidade para agregar minha prática docente, difundir essa experiência com nossa classe e inspirar futuros profissionais da área da educação.”, afirma.
No livro que está sendo preparado pelo coletivo, Alexandre abordará um tema delicado e muitas vezes tabu: a importância de se falar do fracasso. “Em toda profissão podemos fracassar, porém na área da educação lidamos com pessoas, sonhos e projetos de vida. Fracassar é sinônimo de não conseguir contribuir com o desenvolvimento e evolução do nosso aluno”.
O professor garante que escrever sobre esse capítulo será desafiador, pois o fracasso é um medo constante de todos nós. Trazer a reflexão do que pode ser feito quando percebemos que o fracasso bate à nossa porta será um dos nortes da sua escrita. “Enfim, participar desse projeto será uma forma de me reinventar, de sair da minha zona de conforto para poder contribuir com minha vivência e experiência para o leitor.”, finaliza.