A Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA é parceria da Pragmatha Editora e neste ano completa seus 12 anos de fundação. A entidade nasceu em 25 de maio de 2010 e tem como missão fomentar a literatura na região.
A programação festiva é intensa. Confira:
Dia 25, quarta-feira – Às 9h, encontro dos poetas na locomotiva do trem, monumento da Barão de Capanema no centro da cidade. Será realizada panfletagem com poesias de autores capanemenses, fragmentos poéticos no pote de barro, para ser comemorado o dia Municipal do poeta e escritor de Capanema, de acordo com Lei sancionada.
Dia 26, quinta-feira – Reunião solene de homenagens e encontro com os parceiros, às 19h30, no auditório do SEBRAE/Caetés.
Dia 27, sexta-feira – Manhã cultural no centro da cidade, a partir das 9h, na praça Nazira Buchacra (REVITA), lanchonete Rio Lanche (Dyone Rosa) com panfletagem e declamações de poesias, fragmentos poéticos no pote de barro, além de bate-papo dos poetas com as pessoas que estiverem no local.
Dia 28, sábado – Encontro cultural, no espaço Mix Mateus, das 10h às 20h, com performances; varal de poesias; declamações; grupos de danças e grupos folclóricos; sarau; exposição de artesanatos e de livros, através de seus autores; mostra de estátua humana; fragmentos poéticos no pote de barro; cantores e desafio em cordel com a dupla-Socorro Rebouças e Jorge Carvalho (Acadêmicos da ACLA).
Para a realização desse evento, a academia firmou parcerias com órgãos, entidades de classe do comércio, escritores independentes e o SEBRAE/Caetés.
Através de Lei Municipal, a ACLA é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Capanema.