Rogério Brambilla sempre foi apaixonado por história. Quando criança, adorava ouvir seu avô Miguel contar sobre como era no início nos primeiros tempos em Santa Maria, no Espírito Santo. Garoto, ficava imaginando como era uma pessoa sair lá da Alemanha e se se mudar para um local ermo, no meio de uma mata, sem saber dos perigos que viriam a acontecer.
No seu aniversário de 15 anos, ganhou uma máquina fotográfica, presente da professora da 4ª série primária. Naquela época, era necessário revelar as fotos se quisesse vê-las. A partir daí sua mãe me falava: “Meu filho, tira fotos das festas, dos tapetes de Corpus Christi…”
Em alguns anos, já eram milhares de fotos, organizadas em álbuns, e os amigos começaram a perguntar: “Por que você não escreve um livro?”
O resultado do desafio é o livro “Santa Maria, Memórias de um povo unido pela fé”, com publicação pela Pragmatha Editora. Na obra, organizada por Ana Paula Mill e com prefácio de Luiz Augusto Mill, o autor aborda aspectos históricos da construção da igreja, da gruta, da fundação da localidade, grupos de dança, escola, saúde e personalidades locais, entre outros temas sociais, culturais e econômicos.
Na apresentação da obra, Rogério revela: “Nesse livro, eu trouxe memórias de um povo que não mediu esforços para transformar Santa Maria em sua terra. Todas as suas conquistas, a coragem, as lutas e o sofrimento que enfrentaram ao longo dos anos nunca permitiram que se esquecessem de sua fé. Essa fé que atravessa gerações e faz de Santa Maria, hoje, um grande exemplo de trabalho, de organização e de união.”
Rogério Brambrilla nasceu no dia 21 de julho de 1980, em Domingos Martins (ES), filho de Maria Lúcia Kröhling Brambilla e Genézio Brambilla. Tinha formação nos cursos de Técnico em Enfermagem e de Técnico em Eventos. Era pintor e professor de Bauernmalerei (a Pintura Campestre Alemã). Morava em Santa Maria desde o seu nascimento e era apaixonado por sua comunidade. Atuava na comunidade desde 1996, ano em que começou a confeccionar o presépio na igreja.
Rogério Brambilla faleceu em 16 de maio de 2023, aos 42 anos, em Santa Maria de Marechal.
A publicação tem apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/ES, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria e moradores da localidade.