Orelha | “Transparências e transposições: ensaios sobre o existir e o viver em sociedade”

A escritora Ana Rita de Calazans Perine está publicando pela Pragmatha Editora a obra “Transparências e transposições: ensaios sobre o existir e o viver em sociedade”.

Ana é filósofa clínica, pesquisadora, educadora, mobilizadora social e empresarial, além de idealizadora e coordenadora do movimento “Artes, Ciências e Humanidades”, em prol da diversidade de expressão, da confluência de saberes e do caráter emancipatório do pensamento humano.

A orelha é assinada por Gláucia Tittanegro. Confira:

Neste livro, Ana Rita de Calazans Perine partilha suas histórias, suas reflexões, seu modo de filosofar com graça e leveza. É um convite a percorrer as páginas recuperando, talvez, um modo mais originário de se fazer filosofia: olhando para uma vida e seus modos. Caminhamos, na leitura, por tantos espaços, cansamos acompanhando suas braçadas que tentam voltar à praia. Sua sensibilidade em recompor visões, cheiros, tatos; sua abstração e narrativa requintadas aproximam-se, entre outras coisas, de uma ideia de nação, de cidadania, de humano, de feminino. Deslocando-se do universal para o singular e vice-versa, Ana Rita apresenta seu olhar sobre si e seu mundo. Um momento clínico consigo mesma, um momento de escuta de suas visões de mundo, de sua visão de si, de suas circunstâncias e temporalidades, ao estabelecer relações com ideias, compromissos, histórias, buscas…

Acompanhemos esses deslocamentos, esses momentos de vai e vem de um corpo que transita exposto e aberto… “Deem acolhida, percebam. Acordem quem são. O que, em vocês, faz de tantas histórias uma só. Importa menos a história em si, bem mais o que nos aporta aqui e agora”.

Gláucia Tittanegro