A escritora Conceição Maciel publicou pela Pragmatha Editora a obra “Prosa e Versos à Amazônia”. A professora, cronista e revisora Nathália Maciel escreveu uma das orelhas. Confira!
Amazônia é casa, peculiaridade (s), é cultura, história, resistência, vivência, transformação e, principalmente, conexão. Conceição Maciel, mais uma vez, vem nos presentear com esta obra. Como ela mesma cita, esta obra é um encontro de palavras, pois, como bem sabemos, Conceição tem um extraordinário repertório poético, crítico – reflexivo, delicado, apaixonante e que nos faz questionar, com seu trabalho, o nosso próprio viver, a nossa essência.
A natureza, assim como a mulher, é intuitiva, luminosa, forte e resiliente; Conceição é isso, força, garra, determinação, é luminosa, contagiante, leve e destemida; “nossa alma é uma morada. E quando nos lembramos das ‘casas’, dos ‘aposentos’, aprendemos a ‘morar’ em nós mesmos […]. Voltamos à imagem que, assim como nos ninhos e nos sonhos, exigem que nos façamos pequenos para vivê-las” (BACHELARD, 1974, p. 355).
A obra “Prosa e Versos à Amazônia” é a realização de um sonho. Ela é como morada, intensa, nos faz sentir pertencimento, força. Através da sensibilidade da autora podemos sentir a vibração, visualizar, através da leitura, cada parte da natureza que é colocada através dos versos.
Prosa, verso e poesia é respeito, amor e principalmente pertencimento à nossa cultura, ancestralidade, intensidade, afetividade, que representa a força feminina, que detém um papel único na sociedade.
Que a voz da poesia chegue avassaladora aos corações dos leitores!!
Nathália Maciel
Professora, Cronista e Revisora