
O Grêmio Literário Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, publicou com a Pragmatha Editora a oitava edição de sua antologia Prosa na Varanda. Nesta entrevista, os integrantes da Comissão Organizadora falam sobre particularidades da publicação. Confira:
Pragmatha: Prosa na Varanda é uma das publicações mais longevas do Grêmio. A que se deve este sucesso?
Grêmio: Se deve ao sucesso que aconteceu desde o primeiro livro em 2012 e à obstinação dos associados por produções que agreguem valor aos autores e à literatura patrulhense.
Pragmatha: Quais temas aparecem com mais força e frequência?
Grêmio: Temas diversos, tão diversos a ponto de ter se aberto uma janela para contos, categoria muito prestigiada por autores e leitores.
Pragmatha: Quais foram as principais diretrizes desta edição (critérios de curadoria)?
Grêmio: O trabalho forte de uma comissão que planeja, acompanha e, por fim, executa todos os passos para que a publicação tenha o maior sentido possível na sua essência.
Pragmatha: Quais as particularidades e diferenciais desta edição, em relação às anteriores?
Grêmio: O principal é a participação de autores patrulhenses que não mais residem na cidade há muito tempo e que integram, de forma muito animada, esta obra. Há autores fora dos limites do RS. Esse fator confere, sem dúvida, muita credibilidade.
Pragmatha: Que resultados, impactos, vocês esperam?
Grêmio: Que o Prosa 8 continue, como nos volumes anteriores, enriquecendo a literatura patrulhense, conferindo prazer aos leitores e, acima de tudo, fazendo com que os autores reforcem a certeza de que escrever vale a pena.
14/7/25