O professor Dudlei Floriano de Oliveira é apaixonado tanto por literatura quanto por cinema e encontrou uma forma de unir as duas artes. Com assessoria da Pragmatha, ele está lançando o livro “Filmes Nacionais no Instituto Federal”. A obra apresenta uma coletânea de filmes nacionais, com sinopse e sugestões de como trabalhá-los em sala de aula, especialmente por professores de ensino médio.
A ideia da publicação surgiu durante um encontro de educadores preocupados em como atender à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que indica a utilização de pelo menos um filme nacional por mês como ferramenta para atividades em sala de aula. “Percebi que existe pouco conhecimento sobre o cinema nacional e de imediato me ocorreu produzir uma espécie de guia que pudesse servir de orientação”, afirma.
Os critérios utilizados por Dudlei para seleção das obras contemplaram potencial pedagógico e adequação da temática para o público estudantil. “Então fiz uma lista de filmes que eu achava interessantes, apropriados e também acessíveis a uma discussão e debate”. Na sua opinião, às vezes os filmes são bons pelo ponto de vista artístico, mas não dialogam muito com o aluno de ensino médio. “Procurei um ponto de equilíbrio e fiz uma lista de filmes com potencial para gerar debates, discussões e pensamento crítico”.
A obra é voltada para professores, coordenadores pedagógicos e diretores e apresenta a sinopse de mais de 20 filmes, entre longas e curtas, com sugestões de atividades para serem trabalhadas pelos professores em sala de aula. O lançamento está previsto para breve.
Dudlei é professor, formado em Letras, com ênfase português-inglês, pela Furg – Universidade Federal de Rio Grande. O mestrado fez na Ufrgs – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também cursa atualmente o doutorado. Seu estudo contempla análise de obras literárias adaptadas para o cinema, em especial as de Edgar Alan Poe.