Obra “Escrever: transitivo direto”, da Pragmatha, é utilizado em aula do UNIFTEC

O livro “Escrever: transitivo direto”, uma coletânea de contos publicada pela Pragmatha Editora, foi utilizado como objeto de estudo na disciplina de Comunicação do Centro Universitário UNIFTEC, de Caxias do Sul/RS.

O professor Gilberto Broilo, coautor, focou na análise da leitura do óbvio e do obtuso, conforme a teoria semiológica de Rolland Barthes, em contos de sua autoria, vários deles presentes na publicação. “O objetivo principal da tarefa literária, além de separar um lugar à leitura, foi o de ensinar os estudantes a perceberem as características que estão postas às claras no texto e investigar as relações simbólicas que a interpretação nesse segundo nível promove, baseada nas teorias estruturalistas da linguagem, leitura e cognição”.

Segundo Gilberto, também foi realizada discussão sobre todas as possíveis leituras de cada conto, entretecendo uma teia de possíveis relações por semelhanças e oposições entre as narrativas, de modo que os estudantes pudessem perceber ainda mais explicitamente as estratégias da escrita criativa nos gêneros de comédia e tragédia. “Não apenas o olhar de interesse dos estudantes como também o desenvolvimento dessa percepção lacaniana é que motiva a minha docência. Levar um livro com a minha arte publicada foi apenas a cereja do bolo!”, afirma.