Obra “Caleidoscópio educacional” aborda políticas, práticas e diversidades na contemporaneidade

Os professores Liliane Madruga Prestes, Paola Andressa Scortegagna e Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura são os organizadores de mais uma obra editada pela Pragmatha com publicação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. “Caleidoscópio educacional: novos olhares para as políticas, práticas e diversidades na contemporaneidade” é dividido em três partes. A primeira aborda políticas educacionais; a segunda, práticas educativas; e a terceira, diversidades e inclusão.

No texto de apresentação do livro, os professores explicam que o caleidoscópio é um objeto que nos permite aprimorar nossos olhares sobre determinado foco. Uma de suas peculiaridades é que a cada movimento, novas imagens são produzidas, permitindo novas possibilidades de (re)pensar e produzir novas perspectivas ao mudarmos o ângulo da observação. “Fazendo uma analogia ao caleidoscópio, a obra resulta da articulação de pesquisadores/as, educadores/as, integrantes de movimentos sociais, os/as quais integram uma rede, cujos olhares sobre a diversidade são múltiplos e diversos, numa espécie de caleidoscópio”, afirmam.

A obra será lançada em breve.