O segredo das cinzas: “Uma narrativa permeada pela sensibilidade e inteligência”

“O segredo das cinzas” inaugura a participação solo da escritora Elsa Timm no universo literário. Pela Pragmatha Editora, a obra apresenta a trajetória de Carolina, que após a morte da avó assume a promessa de realizar o último desejo da matriarca: levar e enterrar suas cinzas no povoado onde ela nasceu. O prefácio é de Jairo School. Confira:

Prefácio

A vida nos reserva surpresas que aquecem o coração. Ser convidado pela amiga Elsa Timm para prefaciar seu romance inaugural na carreira de escritora é um destes eventos que nos marcam para sempre.

Além da alegria do convite, existe a honra de escrever o prefácio, e ainda, mais adiante de tudo, a satisfação de encontrar uma narrativa permeada pela sensibilidade, inteligência na construção do texto e um desenvolvimento da história que te captura na primeira página e somente te liberta na última, e, ainda assim, segue vivendo no campo das nossas emoções.

O romance revela a jornada do personagem através de uma viagem interior, que vai se construindo à medida que ela avança, e pelos fatos antes indefiníveis, situações humanamente plausíveis da existência, as inumeráveis conexões que esta viagem proporciona, acabam levando o personagem ao descobrimento de si mesmo, o encontro com seu “eu” mais profundo, ressignificando sua própria existência, onde explodem os sentimentos como o encontro do amor e as revelações familiares mais íntimas. A jornada mostra claramente. que somos o resultado de interações diversas, a maioria não evidentes, e, que somente como no caso do personagem central se pode entender se tiver um latente poder interior advindo do mundo espiritual.

A Elsa mostra o domínio sobre um tema denso, mas, que ela tem o condão de tornar leve, mercê de sua capacidade intelectual e sensibilidade humana. Construir este romance é obra que somente almas sensíveis podem fazer, pois para tanto se torna necessário o conhecimento da mente e do espírito humano, o que ela faz com maestria.

Neste contexto, a escritora nos entrega uma obra de alta qualidade, onde a viagem da personagem se transforma na jornada ao interior de sua vida, onde o aflorar das emoções e a compreensão do papel de cada um na existência, mostra o poder libertador da alma, se desfazendo das correntes que imobilizam o ser humano e o impedem de encontrar a verdadeira felicidade.

Portanto, ao recebermos este romance da Elsa, posso afirmar que o mundo literário está em festa, pois surge na constelação dos escritores, uma autora que não somente entende os tortuosos caminhos da existência humana, mas, sobretudo, que nos indica a todos como passar por eles e no fim e ao cabo como a felicidade pode ser simples e possível ainda aqui neste mundo.

Jairo Scholl Costa

São Lourenço do Sul, outono de 2025.