O RPG como um excelente aliado na construção de narrativas

Os professores Felipe Schoenardie e Rafael Santos, da Schoenardie English School, realizaram nos últimos meses um trabalho especial de escrita criativa com os alunos, em Santo Antônio da Patrulha. A principal ferramenta utilizada para o desenvolvimento das narrativas, agora publicadas no livro “Voices of Adventure”, publicado pela Pragmatha Editora, foi o RPG. Nesta entrevista, eles falam sobre como o jogo pode auxiliar no processo de escrita criativa e também aprendizado do inglês. Confira:

O que é o RPG?

Felipe e Rafael: RPG é uma sigla para Role-Playing Game, ou seja, um jogo de interpretação. A melhor forma de entender é imaginá-lo como um faz de conta estruturado. Nele, há jogadores que assumem personagens e interagem em situações e cenários apresentados pelo mediador chamado de “mestre”. Não é à toa que esse papel lembra o personagem Mestre dos Magos do desenho Caverna do Dragão, pois trata-se de uma adaptação direta do sistema de RPG mais popular, o Dungeons & Dragons. Ele aparece em várias mídias, como a série Stranger Things.

Como são os cenários?

Felipe e Rafael: Embora não seja restrito, é comum que o cenário seja um mundo de fantasia medieval, semelhante ao universo de J.R.R. Tolkien em O Senhor dos Anéis. O cenário e a época em que o jogo se passa podem ser adaptados a qualquer conteúdo. Pode focar-se em apresentar ambientes naturais e diferenciar montanhas de colinas, rios de arroios etc. Também pode ser utilizado para mostrar como viviam as pessoas em uma determinada época, como os irlandeses na época de Saint Patrick.

Que personagens podem ser criados?

Felipe e Rafael: Neste contexto, os personagens são guerreiros, magos, assim como elfos, anões e itens mágicos. É um terreno fértil para a imaginação, mas principalmente para a interação.

De que forma o RPG auxilia no ensino de língua inglesa?

Felipe e Rafael: É fácil notar o potencial desse tipo de jogo para aulas de língua inglesa. Promover momentos de interação é essencial para estimular o aprendizado dos alunos de uma língua adicional. As partidas acontecem de forma totalmente oral, com o professor descrevendo onde o grupo está e respondendo perguntas sobre o que há ali e revelando as consequências do que cada um faz naquela situação. É um jogo simples e cheio de possibilidades.

01/08/25