A obra “O pescador de arenques”, do escritor Jairo School Costa, está ganhando segunda edição, desta vez pela Pragmatha Editora. O livro conta a saga de um homem do mar chamado Peter Kampke, desde a Pomerânea até o sul do Brasil, mais especificamente São Lourenço do Sul.
A ação passa-se no mar e em terra, a maior parte na Alemanha e no Brasil. “O pescador de arenques” é uma narrativa romanceada da história, segundo o autor. “As datas, vultos, locais, aspectos geográficos, batalhas, acontecimentos, culturas, questões políticas, sociais e econômicas são rigorosamente verdadeiras”, afirma.
O livro passeia por fatos como o fim do feudalismo na Europa, os efeitos da Revolução Industrial, os reflexos das guerras napoleônicas, os diversos movimentos políticos e sociais que acabaram levando à unificação alemã, as guerras prussianas, as sociedades herméticas europeias, os relatos da vida de imigrantes germânicos nos Estados Unidos, a conquista do Oeste americano, a imigração para o Brasil, o interesse de viajantes europeus ao Rio Grande do Sul, a escravidão dos negros, aspectos religiosos na monarquia, os soldados teutônicos nas guerras das fronteiras sulinas do Império do Brasil, o envolvimento de colonos germânicos na Revolução Farroupilha, entre outros.
O lançamento será em breve.
Pela Pragmatha Editora, Jairo lançou em 2021 a obra “Noivas de Preto – Uma saga contra a força da tradição e da lei dos senhores”.