O futuro da humanidade em debate no Clube do Livro da Pragmatha

O Clube do Livro da Pragmatha Editora realizou na noite de terça-feira, 12 de março, mais um encontro. A diretora Sandra Veroneze e a escritora Cleia Dröse reuniram convidados para conversar sobre a obra literária “O Quarto Pilar”, lançado em São Lourenço do Sul durante a pandemia.

O romance é uma distopia que relata acontecimentos no ano de 2999, quando a humanidade como a conhecemos hoje é apenas uma lembrança. No centro do debate estiveram questões como cuidados com o meio ambiente, futuro da vida humana e o legado que estamos deixando para as próximas gerações. Os participantes falaram sobre como foi ler a obra, sentimentos envolvidos durante a experiência e também a relevância do livro de Cleia para a literatura e para a construção de consciências. Outro ponto explorado foi como a pandemia interferiu na lente de observação e crítica de cada leitor.

Segundo Cleia, o encontro reavivou as lembranças sobre motivações e processo criativo de confecção da obra. A autora não desconsidera a possibilidade de dar continuidade à narrativa.